quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Viaje até os observatórios do ESO

No dia 2 de dezembro, às 15h00 (horário de Brasília), participe de uma visita guiada virtual especial ao vivo direto dos observatórios do ESO.


© ESO (pés no chão, olhos no céu)

Conheça os bastidores dos observatórios no Chile, localizados em um dos lugares mais remotos da Terra. Descubra o que é preciso para operar um telescópio no meio do Deserto do Atacama e o que os astrônomos procuram descobrir por lá. Junte-se ao encontro no salão de integração da Sede do ESO na Alemanha e muito mais.

O evento será transmitido em inglês, no canal do YouTube e na página do Facebook, terá a duração de uma hora e incluirá uma sessão de perguntas & respostas no final. Durante a visita, a equipe irá também responder às questões de astronomia que forem chegando através das redes sociais.

O Planetário e Centro de Visitantes Supernova do ESO, em Garching, perto de Munique na Alemanha, irá promover um evento público gratuito no mesmo dia, fazendo streaming da visita virtual, com astrônomos e engenheiros do ESO disponíveis na exposição para interagir com os visitantes e responderem às suas perguntas. Para reservar um lugar gratuito, por favor, use este link

Esta visita virtual faz parte de uma campanha que marca o 60º aniversário do ESO. Sob o lema "Pés no chão, olhos no céu”, o ESO tem organizado várias atividades focadas em como estão construindo o legado para continuar a história de sucesso da colaboração internacional em astronomia. Entre elas, uma série de mensagens nas redes sociais publicadas com a hashtag #ESO60Years, que exploram os seus planos: desde as descobertas que esperam fazer nas próximas décadas, passando por tecnologias em desenvolvimento no ESO que têm aplicações em outras áreas, até como é que estão contribuindo com a sociedade de forma mais ampla e construindo um futuro mais sustentável, tanto do ponto de vista ambiental quanto social e econômico.

Vários outros eventos públicos estão sendo organizados nos Estados Membros e Parceiros do ESO, estando a lista em constante atualização. Consulte este link para ver se há algum evento perto de você. Alguns destes eventos incluem uma exposição de aniversário, a qual pode também ser acessada online a partir deste link. Arquivos PDF prontos para impressão estão disponíveis para qualquer pessoa interessada. 

Fonte: ESO

Nenhum comentário:

Postar um comentário