quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Um cartão postal natalino

Bem a tempo para a época festiva, esta nova imagem do telescópio espacial Hubble que apresenta uma cena brilhante em vermelho natalino.

© Hubble (Westerhout 5)

Esta imagem mostra uma pequena região da conhecida nebulosa Westerhout 5, que fica a cerca de 7.000 anos-luz da Terra. Imersa em luz vermelha brilhante, hospedando uma variedade de recursos interessantes, incluindo um Glóbulo Gasoso Evaporante flutuante livremente (frEGG). 

O frEGG nesta imagem é a pequena região escura em forma de girino no canto superior esquerdo. Ele é um ponto escuro no mar de luz vermelha. A cor vermelha é causada por um tipo particular de emissão de luz conhecida como emissão H-alfa. Isso ocorre quando um elétron muito energético dentro de um átomo de hidrogênio perde uma determinada quantidade de sua energia, fazendo com que o elétron se torne menos energético e esta luz vermelha distinta seja liberada. Esta bolha de aparência flutuante é classificada com dois nomes pouco inspiradores: [KAG2008] glóbulo 13 e J025838.6+604259. 

Os frEGGs são uma classe particular de Glóbulos Gasosos Evaporantes (EGGs). Tanto os frEGGs quanto os EGGs são regiões de gás suficientemente densas para fotoevaporar com menos facilidade do que o gás menos compacto que as rodeia. A fotoevaporação ocorre quando o gás é ionizado e disperso por uma fonte intensa de radiação, estrelas tipicamente jovens e quentes que liberam grandes quantidades de luz ultravioleta.

Os EGGs foram identificados apenas recentemente, principalmente nas pontas dos Pilares da Criação, que foram captados pelo Hubble em imagens icônicas divulgadas em 1995. Os frEGGs foram classificados ainda mais recentemente e se distinguem dos EGGs por serem destacados e terem um formato cabeça-cauda. Os frEGGs e EGGs são de particular interesse porque sua densidade torna mais difícil para a intensa radiação ultravioleta penetrá-los, encontrada em regiões ricas em estrelas jovens. 

Sua opacidade relativa significa que o gás dentro deles está protegido contra ionização e fotoevaporação. Acredita-se que isso seja importante para a formação de protoestrelas, e prevê-se que muitos frEGGs e EGGs serão os anfitriões do nascimento de novas estrelas.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário