terça-feira, 7 de novembro de 2023

Descoberto que Dinkinesh afinal é um asteroide binário

No passado dia 1 de novembro, a NASA confirmou que a sua sonda espacial Lucy passou com sucesso pelo asteroide Dinkinesh, uma rocha espacial relativamente pequena situada no cinturão principal de asteroides entre Marte e Júpiter.

© NASA / Lucy (asteroide Dinkinesh e seu satélite)

É um marco na viagem da Lucy, uma vez que Dinkinesh é o primeiro de 10 asteroides que a sonda irá visitar nos próximos 12 anos. A missão Lucy faz parte do ambicioso esforço da NASA para desvendar os segredos do passado do nosso Sistema Solar. 

Embora a sonda espacial Lucy também passe por alguns asteroides relativamente próximos, como Dinkinesh, o principal objetivo da sonda é passar por alguns asteroides troianos mais distantes, que orbitam o Sol ao lado de Júpiter, como conjuntos de seixos presos às marés gravitacionais de um rochedo gigante. 

Os cientistas estão interessados em saber mais sobre estes troianos porque pensa-se que são relíquias antigas do Sistema Solar, como objetos extras que construiu os planetas.  A exploração do astro Dinkinesh mostrou que é um asteroide binário. Em alguns aspetos, estes asteroides são semelhantes ao binário próximo da Terra, Didymos e Dimorphos, que a DART viu, mas há algumas diferenças realmente interessantes para ser investigada. 

A seguir, a Lucy regressará à Terra para receber uma assistência gravitacional que a ajudará a aproximar-se do seu segundo alvo: o asteroide 52246 Donaldjohanson, assim chamado em homenagem da descoberta em 1974 do fóssil Australopithecus afarensis Lucy de 3,2 milhões de anos, pelo antropólogo americano Donald Johanson e pelo estudante Tom Gray em Hadar, no deserto de Afar, na Etiópia. O termo "Dinkinesh" é outro nome do fóssil Lucy e significa "és maravilhosa" em amárico.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário