Expelindo da estrela variável KX Andromedae, localizada na galáxia de Andrômeda, esses exuberantes jatos bipolares.
© Deep Sky Collective (jatos bipolares em KX Andromedae)
Descobertos recentemente, eles são revelados com detalhes sem precedentes nesta imagem telescópica profunda centrada em KX Andromedae e composta por mais de 692 horas de dados de imagem combinados.
Foi descoberto espectroscopicamente que KX Andromedae é um sistema estelar binário interagindo, composto por uma estrela brilhante e quente do tipo B com uma estrela gigante fria e inchada como sua companheira próxima compartilhando a mesma órbita.
O sistema tem apenas cerca de 25 milhões de anos. O par completa uma órbita circular a cada 38,92 dias com uma inclinação de 50°.
O material estelar da estrela gigante fria provavelmente está sendo transferido para a estrela quente do tipo B através de um disco de acreção, com jatos simétricos espetaculares sendo expelidos perpendicularmente ao próprio disco.
A distância conhecida de KX Andromedae, de 2.500 anos-luz, o tamanho angular dos jatos e a inclinação estimada do disco de acreção levam à estimativa do tamanho de cada jato em impressionantes 19 anos-luz.
Fonte: NASA
