Um grupo internacional de astrônomos, dos EUA, Austrália, Chile, Alemanha e Hungria, descobriram um exoplaneta gasoso gigante, orbitando bem próximo de uma estrela fria e pequena chamada de HATS-6.
© NASA (exoplaneta gigante gasoso hipotético)
A HATS-6, também conhecida como MASS 05523523-1901539, localiza-se a uma distância de cerca de 484 anos-luz de distância da Terra.
Ela é uma estrela anã-M de magnitude 15, que é uma dos tipos de estrelas mais frequente na nossa galáxia.
Embora as estrelas anãs-M sejam comuns, elas não são muito bem entendidas. Por causa delas serem frias, elas também são apagadas, por exemplo, a HATS-6 emite somente 1/12 da luz emitida pelo Sol.
“Nós encontramos uma pequena estrela, com um planeta gigante do tamanho de Júpiter orbitando-a bem próximo. Ele deve ter sido formado mais distante e depois migrado para perto da estrela, mas nossas teorias não podem explicar o que realmente aconteceu”, disse o Dr. George Zhou da Australian National University.
O exoplaneta recém descoberto, denominado de HATS-6b, foi descoberto usando a pesquisa HATSouth, uma rede global de instrumentos fotométricos de campo vasto e totalmente automatizados que buscam por trânsitos de exoplanetas nas suas estrelas.
O HATS-6b, tem o tamanho de Júpiter, e a massa de Saturno, e orbita sua estrela a cada 3,3 dias, a uma distância aproximada de 0,04 UA.
“O planeta tem uma massa similar a Saturno, mas seu raio é similar ao de Júpiter, o que o torna um planeta bem inchado. Pelo fato da sua estrela ser fria, ela não aquece o planeta demais, e isso é bem diferente do que temos observado nos exoplanetas até agora. A atmosfera desse planeta será um interessante ponto a ser estudado no futuro”, disse o Dr. Zhou.
Um artigo que descreve a descoberta publicado no Astronomical Journal.
Fonte: Australian National University
Nenhum comentário:
Postar um comentário