sábado, 2 de outubro de 2021

Céu em sua Casa se junta sob o mesmo céu de todo o mundo

A União Astronômica Internacional (IAU) está realizando entre os dias 1 e 4 de outubro seu projeto global “100 Hours of Astronomy”, uma celebração ininterrupta de 100 horas de observação do céu em todo o mundo.

© IAU (100 Hours of Astronomy)

O tema deste ano, "Juntos sob o mesmo céu", inspira-se em como a comunidade da Astronomia se uniu durante uma época em que o contato físico deixou de ser possível.

O Observatório Nacional (ON) participará do evento global por meio de seu projeto de observação remota “Céu em Sua Casa”. A transmissão ao vivo será realizada neste sábado, dia 2 de outubro, entre 21h e 22h (Hora Legal de Brasília), no canal do YouTube do NOC Brasil, que é a Coordenação Nacional de Divulgação em Astronomia, ligada ao Escritório para Divulgação da Astronomia da IAU (OAO). 

O NOC Brasil atua através de uma rede de voluntários para promover e difundir as atividades de divulgação propostas pela IAU. O Observatório Nacional é um parceiro do NOC nesta empreitada e a pesquisadora do ON, Josina Nascimento, é membro do Comitê NOC Brasil.

Assim como é feito nas observações presenciais, enquanto são mostradas as imagens do céu, ocorre uma conversa com o público sobre ciência, explicando sobre astronomia e astrofísica, sobre os telescópios e obtenção das imagens. 

Esta edição especial de observação remota do céu é realizada em parceria com Clube de Astronomia de Pernambuco (AstroPE/PE), Clube de Astronomia e Ciência de Rondônia (CAR/RO), Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL/AL) e Usina da Ciência UFAL (AL), o Clube de Astronomia de Brasília (CAsB/DF), o Observatório Zênite (Monte Carmelo/MG), Clube de Astronomia de Araruama (AstroAra/RJ), Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI//MG) e Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI/MG). A mediação será feita pela pesquisadora Josina Nascimento (ON/MCTI). 

A observação depende das condições de céu em cada localidade. A 100 Hours of Astronomy é composta por uma ampla variedade de atividades destinadas a envolver o público. O evento recebe astrônomos amadores e profissionais, profissionais de divulgação da astronomia para hospedar eventos, compartilhando seu conhecimento e entusiasmo pelo Universo com o público em geral. O objetivo é permitir que o maior número possível de pessoas, de crianças a idosos, se envolvam com o céu e obtenham uma compreensão básica de nosso ambiente astronômico.

Venha ver o céu conosco através dos telescópios de nossos parceiros. Não perca! Hoje, dia 02 de outubro, a partir das 21h BRT. 

Acesse o canal no Youtube: 100 Horas de Astronomia.

Fonte: Observatório Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário