A NGC 3384, visível nesta imagem, tem muitas das características das chamadas galáxias elípticas.
© Hubble (NGC 3384)
Tais galáxias brilham difusamente, são arredondadas, exibem poucas características visíveis e raramente mostram sinais de formação estelar recente. Em vez disso, elas são dominadas por estrelas antigas, envelhecidas e vermelhas. Isso contrasta com a vivacidade das galáxias espirais, como a nossa galáxia, a Via Láctea, que possui populações significativas de jovens estrelas azuis nos braços espirais em torno de um núcleo brilhante.
No entanto, a NGC 3384 também exibe uma estrutura semelhante a um disco em direção ao seu centro, na forma de uma "barra" central de estrelas cortando seu centro. Muitas espirais também possuem tal barra, inclusive a Via Láctea incluída. Acredita-se que as barras galácticas canalizam o material ao redor do núcleo de uma galáxia, ajudando a manter e alimentar as atividades que ocorrem lá.
A NGC 3384 está localizada a aproximadamente 35 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Leão. Esta imagem foi tirada usando a Advanced Camera for Surveys do telescópio espacial Hubble.
Fonte: ESA
Nenhum comentário:
Postar um comentário