segunda-feira, 20 de maio de 2019

Hubble observa a destruição criativa quando as galáxias colidem

O telescópio espacial Hubble deu uma nova olhada na espetacular galáxia irregular NGC 4485, que foi deformada por sua vizinha galáctica maior.


© Hubble (NGC 4485)

A gravidade da segunda galáxia interrompeu a coleta ordenada de estrelas, gás e poeira, dando origem a uma região irregular de estrelas recém-nascidas, quentes e azuis, aglomerados caóticos e fluxos de poeira e gás.

A galáxia irregular NGC 4485 esteve envolvida em uma interação gravitacional dramática com a galáxia maior NGC 4490, que está localizada no canto inferior direito fora desta imagem. Encontrado a cerca de 30 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação de Canes Venatici (Cães de Caça), o estranho resultado dessas galáxias em interação resultou em uma entrada no Atlas de Galáxias Peculiares: Arp 269.

Tendo já feito a sua abordagem mais próxima, a NGC 4485 e a NGC 4490 estão agora se afastastando entre si, muito alteradas em relação aos seus estados originais. Ainda engajadas em uma dança destrutiva, mas criativa, a força gravitacional entre elas continua deformando cada uma delas, enquanto ao mesmo tempo cria as condições para enormes regiões de formação estelar intensa.

Este cabo-de-guerra galáctico criou um fluxo de material de cerca de 25.000 anos-luz que liga as duas galáxias. Essa conexão é composta de nós brilhantes e enormes bolsões de regiões gasosas, bem como enormes regiões de formação de estrelas nas quais nascem jovens estrelas azuis. De curta duração, no entanto, essas estrelas rapidamente ficam sem combustível e terminam suas vidas em explosões dramáticas. Embora tal evento pareça ser puramente destrutivo, ele também enriquece o ambiente cósmico com elementos mais pesados ​​e fornece material novo para formar uma nova geração de estrelas.

Duas regiões muito diferentes são agora aparentes na NGC 4485; à esquerda, há indícios da estrutura espiral anterior da galáxia, que estava passando por uma evolução galáctica “normal”. A direita da imagem revela uma porção da galáxia rasgada em direção ao sua vizinha maior, explodindo com estrelas azuis quentes e fluxos de poeira e gás.

Esta imagem, captada pela Wide Field Camera 3 (WFC3) no telescópio espacial Hubble, adiciona luz através de dois novos filtros que fornecem mais informações sobre o campo complexo e misterioso da evolução da galáxia.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário