terça-feira, 16 de outubro de 2018

Júpiter em luz ultravioleta

Júpiter parece um pouco diferente em luz ultravioleta.

Júpiter no ultravioleta

© Hubble/Judy Schmidt (Júpiter no ultravioleta)

Para melhor interpretar os movimentos da nuvem de Júpiter e ajudar a nave robótica Juno da NASA a compreender o contexto planetário dos pequenos campos que ela vê, o telescópio espacial Hubble está sendo direcionado para a imagem regular de todo o gigante joviano.

As cores de Júpiter sendo monitoradas vão além do alcance visual humano normal para incluir luz ultravioleta e infravermelha. Destacado a partir de 2017, Júpiter aparece diferente na luz ultravioleta próxima, em parte porque a quantidade de luz solar refletida é distinta, dando diferentes alturas de nuvens e latitudes de brilhos discrepantes.

No ultravioleta próximo, os polos de Júpiter parecem relativamente escuros, assim como sua Grande Mancha Vermelha e um oval menor (opticamente) branco à direita. O Colar de Perólas de Júpiter se aproxima mais à direita, no entanto, é mais brilhante em ultravioleta próximo, e então aqui aparece (cor falsa) rosa.

A maior lua de Júpiter, Ganimedes, aparece no canto superior esquerdo.

Juno continua em sua órbita circular de 53 dias em torno de Júpiter, enquanto o Hubble em órbita da Terra está se recuperando da perda de um giroscópio estabilizador.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário