sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Uma dupla dinâmica … ou trio?

Esta imagem impressionante capta o par (ou o trio?) de galáxias em interação conhecido como Arp-Madore 2339-661.

© Hubble (Arp-Madore 2339-661)

Ele é assim chamado porque pertence ao catálogo Arp-Madore de galáxias peculiares. No entanto, esta peculiaridade particular pode ser ainda mais estranha do que parece à primeira vista, já que na verdade existem três galáxias interagindo aqui, e não apenas duas. 

As duas galáxias claramente definidas são NGC 7733 (menor, canto inferior direito) e NGC 7734 (maior, canto superior esquerdo). A terceira galáxia é atualmente referida como NGC 7733N, e pode realmente ser vista nesta imagem se você olhar atentamente para a parte superior do braço da NGC 7733, onde há uma estrutura semelhante a um nó visualmente notável, brilhando com uma cor diferente do braço. e obscurecido pela poeira escura. 

Isto poderia facilmente passar como parte de NGC 7733, mas a análise das velocidades e direções envolvidas na galáxia mostra que este nó tem um desvio para o vermelho adicional considerável, o que significa que é muito provavelmente a sua própria entidade e não parte de NGC 7733.

Este é na verdade um dos muitos desafios que os astrônomos observacionais enfrentam: descobrir se um objeto astronômico é realmente apenas um, ou se está na frente de outro, visto da perspectiva da Terra! 

Todas as três galáxias estão bastante próximas umas das outras, a cerca de 500 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Tucano, e estão a interagir gravitacionalmente umas com as outras. Na verdade, alguma literatura científica refere-se a eles como um “grupo em fusão”, o que significa que estão em vias de se tornarem, em última análise, uma entidade única.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário