sábado, 18 de janeiro de 2025

Lua Cheia e Marte Cheio

Em 13 de janeiro, uma Lua Cheia e um Marte Cheio estavam próximos, ambos brilhantes e opostos ao Sol no céu do planeta Terra.

© David Bowman (Lua Cheia e Marte Cheio)

Na verdade, Marte estava oculto, passando atrás da Lua, quando visto de alguns locais na América do Norte e noroeste da África. Visto de Richmond, Virgínia, EUA, esta sequência de imagens compostas segue a ocultação lunar noturna antes, durante e depois do tão esperado espetáculo celestial. 

A série temporal telescópica é construída a partir de uma exposição feita a cada dois minutos enquanto rastreia a Lua ao longo das horas que abrangem o evento. Como resultado, a trajetória do Planeta Vermelho parece seguir um caminho suavemente curvo devido à taxa ligeiramente diferente de movimento aparente da Lua. 

A próxima ocultação lunar do brilhante planeta Marte será em 9 de fevereiro, quando a Lua estará na fase gibosa crescente, uma fase intermediária do ciclo lunar, que ocorre entre o quarto crescente e a Lua Cheia. 

No entanto, as ocultações lunares só são visíveis de uma fração da superfície da Terra. A ocultação de Marte em 9 de fevereiro será vista em partes da Rússia, China, leste do Canadá, Groenlândia e outros locais (principalmente no norte), mas uma conjunção próxima da Lua com Marte será mais amplamente visível do planeta Terra.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário