sábado, 24 de outubro de 2020

Supergigante Betelgeuse é menor e está mais perto

De acordo com um novo estudo feito por uma equipe internacional de pesquisadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão.

© ALMA (Betelgeuse)

O estudo, liderado pela Dra. Meridith Joyce da Universidade Nacional Australiana, não só dá a Betelgeuse um novo sopro de vida, como mostra que é menor e está mais próxima da Terra do que se pensava anteriormente.

A supergigante Betelgeuse faz parte da constelação de Órion, e há muito que fascina os astrônomos. Mas, ultimamente, tem-se comportado de maneira estranha. 

 "Normalmente é uma das estrelas mais brilhantes do céu, mas observamos duas quedas no brilho de Betelgeuse desde o final de 2019. Isto levou à especulação de que podia estar prestes a explodir. Mas o nosso estudo fornece uma explicação diferente. Sabemos que o primeiro evento de escurecimento envolveu uma nuvem de poeira. Descobrimos que o segundo evento, menor, foi provavelmente devido às pulsações da estrela," disse a Dra. Joyce.

Os pesquisadores conseguiram usar modelagem hidrodinâmica e sísmica para aprender mais sobre a física que impulsiona estas pulsações, possibilitando ter uma ideia mais clara da fase da vida em que Betelgeuse se encontra. 

"A análise confirmou que as ondas de pressão, essencialmente, ondas de som, foram a causa da pulsação de Betelgeuse," disse o Dr. Shing-Chi Leung da Universidade de Tóquio.

No momento a estrela Betelgeuse está queimando hélio no seu núcleo, o que significa que não está nem perto de explodir.É provável que a explosão só ocorra daqui a mais ou menos 100.000 anos.

O estudo também revelou o quão grande é Betelgeuse, e a sua distância à Terra. "O tamanho físico real de Betelgeuse tem sido um pouco misterioso, estudos anteriores sugeriram que podia ser maior do que a órbita de Júpiter. Os nossos resultados fornecem que Betelgeuse estende-se apenas a dois-terços dessa distância, com um raio de 750 vezes o raio do Sol," disse o Dr. Molnár. 

"Assim que obtivemos o tamanho físico da estrela, pudemos determinar a distância à Terra. Os nossos resultados mostram que está a apenas 530 anos-luz de nós, 25% mais perto do que se pensava." 

A boa notícia é que Betelgeuse ainda está demasiado longe da Terra para que a eventual explosão tenha aqui um impacto significativo. 

"A explosão de uma supernova ainda é um evento muito importante. E este é o nosso candidato mais próximo. Isto dá-nos uma oportunidade rara de estudar o que acontece com estrelas como esta antes de explodirem," conclui a Dra. Joyce.

O estudo foi publicado no periódico The Astrophysical Journal.

Fonte: Australian National University

Nenhum comentário:

Postar um comentário