segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Tranquilidade galáctica

Os braços espirais preguiçosamente sinuosos da espetacular galáxia NGC 976 preenchem o quadro desta imagem do telescópio espacial Hubble.

© Hubble (NGC 976)

Esta galáxia espiral fica a cerca de 150 milhões de anos-luz da Via Láctea, na constelação de Áries. Apesar de sua aparência tranquila, a NGC 976 foi palco de um dos fenômenos astronômicos mais violentos conhecidos, uma explosão de supernova.

Estes eventos cataclísmicos violentos ocorrem no final da vida de estrelas massivas e podem ofuscar galáxias inteiras por um curto período. Enquanto as supernovas marcam a morte de estrelas massivas, elas também são responsáveis ​​pela criação de elementos pesados ​​que são incorporados às gerações posteriores de estrelas e planetas. 

As supernovas também auxiliam os astrônomos na medida de distâncias às galáxias distantes. A quantidade de energia lançada no espaço por explosões de supernovas é muito uniforme, permitindo aos astrônomos estimar suas distâncias de quão brilhantes elas parecem ser quando vistas da Terra.

Esta imagem foi criada usando dados da Wide Field Camera 3 do Hubble e vem de uma grande coleção de observações do telescópio de galáxias próximas que hospedam supernovas, bem como uma classe pulsante de estrelas conhecidas como variáveis ​​Cefeidas. Tanto as cefeidas quanto as supernovas são usadas para medir distâncias astronômicas, e as galáxias contendo os dois objetos fornecem laboratórios naturais úteis onde os dois métodos podem ser calibrados concomitantemente. 

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário