sábado, 8 de janeiro de 2022

Objeto é atingido por ondas de radiação emitidas por estrela

Uma equipe de cientistas usou o observatório de raios X Chandra da NASA e o XMM-Newton da ESA para investigar alguma atividade incomum de raios X de uma estrela anã branca.

© CfA (ilustração de estrela anã branca e seu companheiro)

A ilustração de um artista mostra uma anã branca como uma esfera branco-azulada próxima ao centro e um objeto marrom avermelhado no lado direito em torno da estrela.

Os dados sugerem que esta anã branca está fulminando um objeto companheiro, que é uma estrela de baixa massa ou planeta, com ondas de calor e radiação enquanto o separa por meio da força gravitacional. 

A maioria das estrelas, incluindo o Sol, se tornará "anãs brancas" depois que começarem a ficar sem combustível, expandir e resfriar em uma gigante vermelha, e então perder suas camadas externas. Esta evolução deixa para trás um nó estelar que desaparece lentamente por bilhões de anos. 

Astrônomos observaram que a anã branca KPD 0005+5106, localizada a cerca de 1.300 anos-luz da Terra, emite emissão de raios X de alta energia que aumenta e diminui regularmente o brilho a cada 4,7 horas. Este fluxo recorrente de raios X indica que a estrela KPD 0005+5106 tem um objeto em órbita ao seu redor, uma estrela de massa muito baixa ou um planeta. 

A anã branca puxa o material da companheira para um disco em torno de si, antes de atingir seus polos norte e sul. A concentração de material atingindo os polos da anã branca está criando dois pontos brilhantes de emissão de raios X de alta energia. À medida que a anã branca e seu companheiro orbitam um ao redor do outro, o ponto quente voltado para a Terra entra e sai de vista, fazendo com que os raios X de alta energia aumentem e diminuam regularmente. 

Os pesquisadores analisaram o que aconteceria se este objeto fosse um planeta com massa semelhante à de Júpiter, uma possibilidade que concorda com os dados mais prontamente do que uma estrela apagada ou uma anã marrom. Em seus modelos, a anã branca puxaria material do planeta para a anã branca, um processo pelo qual o objeto só poderia sobreviver por algumas centenas de milhões de anos antes de ser destruído. Este material roubado gira em torno da anã branca, que brilha em raios X que o Chandra pode detectar.

Um artigo descrevendo estes resultados foi publicado no periódico The Astrophysical Journal. . 

Fonte: Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics

Nenhum comentário:

Postar um comentário