terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Navegando nas estrelas

Os braços espirais da galáxia NGC 3318 estão preguiçosamente espalhados por esta imagem do telescópio espacial Hubble.

© Hubble (NGC 3318)

Esta galáxia espiral fica na constelação de Vela e está a cerca de 115 milhões de anos-luz da Terra. Vela era originalmente parte de uma constelação muito maior, conhecida como Argo Navis, em homenagem ao lendário navio Argo da mitologia grega, mas esta constelação desajeitada provou ser impraticavelmente grande.

A Argo Navis foi dividida em três partes separadas chamadas Carina, Puppis e Vela. Como convém a uma galáxia em uma constelação de inspiração náutica, as bordas externas do da NGC 3318 quase se assemelham às velas de um navio ondulando em uma brisa suave.

Apesar de sua aparência plácida, a NGC 3318 foi palco de um fenômeno astronômico espetacularmente violento, uma supernova titânica detectada pela primeira vez por um astrônomo amador em 2000. Graças à distância da NGC 3318 da Terra, a supernova original deve ter ocorrido por volta de 1885. Coincidentemente , este foi o ano em que a única supernova já detectada em nossa galáxia vizinha Andrômeda foi testemunhada por astrônomos do século XIX.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário