A Nebulosa Crescente (NGC 6888) é uma bolha cósmica de 25 anos-luz de diâmetro, insuflada por ventos emanados pela sua massiva e energética estrela central.
© Michael Miller/Jimmy Walker (NGC 6888)
Este preciso retrato telescópico utiliza dados em banda estreita que isola a luz irradiada pelos átomos de hidrogênio e oxigênio presentes na nebulosa soprada pelo vento estelar. Os átomos de oxigênio produzem a tonalidade azul-esverdeado que parece encobrir as dobras detalhadas e os filamentos da nebulosa.
Visível dentro da nuvem cósmica a estrela central da NGC 6888 é classificada como uma estrela de Wolf-Rayet (WR 136).
A WR 136 está expulsando suas camadas externas gerando um fortíssimo vento estelar, ejetando para o espaço o equivalente a massa do nosso Sol a cada 10.000 anos.
As estruturas complexas de nebulosa são provavelmente o resultado da violenta interação entre o vento estelar com o material previamente ejetado em eras anteriores.
Queimando seu combustível através dos processos de nucleossíntese em uma velocidade prodigiosa, a estrela WR 136 se encontra próxima do fim de sua vida como uma estrela e se aproxima do seu glorioso epílogo para gerar uma espetacular explosão de supernova.
Encontrada na constelação rica em nebulosas de Cygnus (o Cisne), a NGC 6888 dista cerca de 5.000 anos-luz da Terra.
Fonte: NASA
Nenhum comentário:
Postar um comentário